Maria Valéria Resende estará na 9ª Flibo em setembro






A organização da Festa anunciou algumas atrações do evento literário mais tradicional da Paraíba, que acontece de 19 a 22 de setembro, na cidade de Boqueirão


Por Valdívia Costa

A Festa Literária de Boqueirão (Flibo) 2018 lança parte da programação deste tradicional evento da Paraíba, um dos mais importantes do Nordeste. Alguns escritores já confirmaram presença na Flibo, entre eles, Maria Valéria Rezende, autora de “Vasto Mundo e Outros Cantos”, entre tantos títulos. A 9ª edição será realizada de 19 a 22 de setembro, na cidade de Boqueirão, no Cariri da Paraíba. O tema será “A Hora da Estrela”, homenageando um dos maiores nomes da literatura brasileira, Clarice Lispector (1920-1977). 
Como em todos os anos, a cidade de Boqueirão já está se articulando para realizar a Festa, que atrai estudantes de todas as escolas do município e de cidades vizinhas. Este ano, ao todo, serão realizadas cerca de 40 oficinas, palestras, bate-papos com lançamento literários, contação de história, feirinha de artesanato, feira de livros, exposições, apresentações musicais, saraus e Minha Escola na Flibo, com projetos desenvolvidos pelas escolas durante o primeiro semestre.
Valéria lançará o livro “Conversa de Jardim” ao lado do escritor Roberto Menezes. Também lançam livro os escritores Bruno Ribeiro, o “Glitter” (editora Moinhos), Tiago Germano, o “A mulher faminta” (editora Moinhos) e ainda Cyelle Carmem e Letícia Palmeira, com o livro “Não temos Wi-fi”, com a participação dos escritores Lau Siqueira e Linaldo Guedes (editora Penalux).
Durante os três dias de atividades haverá a exposição do fotógrafo Gustavo Moura, “Rio Parahyba”. Outra atração paraibana é o poeta Tiago Monteiro, com o recital “Andanças de Matuto”. Todas as atrações estão sendo devidamente encaixadas na grade. De acordo com Mirtes, e logo mais será divulgada a programação completa, a partir do blog (https://flibopb.blogspot.com/) do evento. 
“Essa mobilização começa primeiro nas escolas quando divulgamos o tema e o escritor que será homenageado. É feito todo um trabalho em conjunto com os professores para que os alunos conheçam a obra dos autores homenageados, bem como dos que participarão da Flibo, em rodas de conversa ou em lançamentos literários”, disse a presidente da Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), Mirtes Waleska Sulpino.
A Flibo geralmente começa com a tradicional Marcha Literária percorrendo as principais ruas da cidade de Boqueirão. Há todo um clima de festa e receptividade com o evento. Centenas de crianças e adolescentes do município e de cidades circunvizinhas descem pelas ruas, acompanhados pelos sopros dos trompetes e batidas do tarol das Bandas Marciais. É a alegria de poder celebrar o livro, a leitura e o conhecimento.

AberturaOutro tanto do que virá é a Conferência de Abertura será com a professora, Dra. Ligia Calado, com “a vida e obra de Clarice Lispector e a sua importância na literatura mundial”. Nos dias que segue, palestra com o professor, Dr. em Literatura Infanto-juvenil, Hélder Pinheiro, os escritores Jairo César e Graciela Mayrink, com bate-papo para crianças e jovens. Haverá sarau com o “Sonoras” e a “Orquestra de Violões” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

A Flibo é realizada desde o ano de 2010 pela Abes e conta com o apoio e a parceria do comércio local e da prefeitura municipal de Boqueirão, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Sebrae Paraíba, UFPB, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Coletivo Asa Cariri Oriental (Casaco), Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), A União e associações parceiras.

Serviço

Evento: 9ª Festa Literária de Boqueirão (Flibo)
Data: De 19 a 22 de setembro de 2018
Hora: Atividades nos três turnos
Local: Praça da Abes, escolas e ruas da cidade

Postagens mais visitadas deste blog

Entre o Lajedo e a Palavra, Lau Siqueira

Em Setembro, 9ª edição da Festa Literária de Boqueirão