Durante a FLIBO, mesa discute o Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817






Na Sexta-feira, dia 22/09 às 20h, o debate fica por conta dos historiadores Thomas Bruno, Josemir Camilo de Melo e do engenheiro e escritor Eduardo Côrtes. Nessa palestra vamos entender, por que em 1817 eclodiu no Brasil uma Revolução Republicana (chamada de Revolução Pernambucana ou também de Revolução dos Padres), momento em que as províncias do norte: Pernambuco (e sua comarca Alagoas), Paraíba e Rio Grande do Norte (além de parte do Ceará) se uniram contra a coroa portuguesa, ficando independente durante 74 dias. A partir do dia 6 de março, durante os dias que seguiram, tivemos a primeira experiência de se ter um governo republicano sob forma de um diretório. Duzentos anos depois se comemora a centelha da matriz do pensamento político brasileiro.

Thomas Bruno Oliveira 

Historiador e Jornalista. Sócio Fundador da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, Sócio-Honorário do Instituto Historico e Geographico do Cariry Parahybano, Sócio efetivo do Instituto Histórico de Campina Grande - IHCG, Colaborador externo do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, sócio da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE e Sócio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET. Atua na área de História da Paraíba e de Campina Grande, Pré-História e Arqueologia da Paraíba e Patrimônio Histórico e Cultural e Turismo, tendo trabalhos e livros publicados sobre a temática. É também colunista da Revista de Turismo (João Pessoa-PB) e de alguns portais de notícia da Paraíba. Editor da Revista Eletrônica Tarairiú. 

Josemir Camilo de Melo 

Atual Presidente da Academia de Letras de Campina Grande. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), com pesquisas em arquivos ingleses. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica (ferrovias, secas escravidão), estudos afro-brasileiros, memória, patrimônio e cultura. Autor de Ferrovias Inglesas e Mobilidade Social no Nordeste (1850-1900), pela EDUFCG (2008), Uma Família de Engenheiros Ingleses no Brasil: De Mornay Brothers, pela Livro Rápido,2008 (Recife-PE) e, recentemente, A primeira ferrovia inglesa no Brasil: The Recife-São Francisco Railway. Recife: Companhia Editora de Pernambuco/CEPE. 2016. 

Eduardo Côrtes 

Carioca, Engenheiro Ferroviário e produtor cultural. Fundador da FLIPORTO (Festa Literária Internacional de Pernambuco). Escritor premiado pela Academia Pernambucana de Letras com o livro “Da Great Western ao Metrô do Recife”, 2006; fomentador cultural, agraciado com o título de cidadão pernambucano pela Assembleia Legislativa de Pernambuco; Fundador do JAZZPORTO-“Festival de Jazz & Blues de Porto de Galinhas.

Postagens mais visitadas deste blog

Entre o Lajedo e a Palavra, Lau Siqueira

Em Setembro, 9ª edição da Festa Literária de Boqueirão