Tensões entre Biografias e Música Popular Brasileira, é o tema da Palestra de abertura do 3º dia de FLIBO



No terceiro dia de FLIBO (22/Set, sexta-feira, 19h) os escritores Bruno Gaudêncio e Cássio Cavalcante discorrer sobre as Tensões entre Biografias e Música Popular Brasileira: Chico Buarque e outros personagens do cenário musical nacional. 


A mesa em questão é um debate sobre as relações entre biografias e Música Popular Brasileira (MPB) nos últimos anos, com enfoque em personagens destacados do cenário musical, em especial o homenageado da FLIBO deste ano, Chico Buarque de Hollanda. Cássio Cavalcante apresentará relatos de sua experiência enquanto biógrafo das cantoras Nara Leão e Amelinha; Bruno Gaudêncio apresentará as versões de Chico Buarque através de alguns dos seus principais biógrafo(a)s; ambos prometem discutir sobre a questão biográfica brasileira, cerne de um debate jurídico que envolveu biógrafos como Paulo César de Araújo e Ruy Castro, como também ídolos da MPB como Roberto Carlos, Caetano Veloso e claro, Chico Buarque.

Bruno Gaudêncio:
Natural de Campina Grande - PB (1985), ― escritor, historiador e professor, é formado em Jornalismo e História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou diversos livros, entre coletâneas de contos, antologias, ensaios e roteiros biográficos em quadrinhos. Signos do Efêmero (EDUFCG) é fruto de um de suas pesquisas sobre o modernismo em Campina Grande. Entre as titulações, é membro da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG, Cadeira n°4) e sócio efetivo do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG).

Cássio Cavalcante:
Cássio Cavalcante, cearense, jornalista, DRT Nº 5311/ PE, escritor, radicado em Pernambuco há mais de 20 anos. Pertence as academias: Recifense de Letras, ocupando a cadeira de nº 01 (PE); Olindense de Letras, ocupando a cadeira de nº 20 (PE); de Artes, Letras e Ciências de Olinda (PE), ocupando a cadeira de nº 21 (PE); de Artes e Letras de Pernambuco, ocupando a cadeira de nº 10 (PE). Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (CE), Academia de Letras Juvenal Galeno (CE) e Academia de Letras do Brasil na cadeira de nº 01 (SP). Sócio Honorário da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (AL). Faz parte da Delegação no Brasil da Academia de Letras e Artes Valparaíso (CHILE). Membro da SABEPE – Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Pertence a AIP – Associação da Imprensa da Pernambuco. Recebeu os títulos Cidadão Recifense pela Câmara municipal do Recife (PE) e Príncipe das Artes da Academia de Letras Juvenal Galeno (CE). Outorgado com as comendas: “Luis Vaz de Camões”, pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa; “Ubiratan Castro”, pela ABRASA – Casa do Brasil na Áustria; “Marechal Floriano Peixoto”, pela LITERARTE – Associação de Escritores e Artistas; “Santelmo”, pela Academia Recifense de Letras, Comenda Honorifica Barão de Ayuruoca pela Associação Cultural Barão de Ayuruoca. Personalidade da Neolatinidade concedida pelo Conselho Consultivo do Movimento Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas – Festlatino. É verbete do dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira. Biógrafo da cantora Nara Leão, prosador, editor do jornal Folha Cultural. Colaborador dos Jornais Folha de Pernambuco – Recife (PE), Terra da Gente – Surubim (PE), Voz do Planalto – Carpina (PE) e Folha do E. Santo – Cachoeiro do Itapemirim (ES)


Postagens mais visitadas deste blog

Entre o Lajedo e a Palavra, Lau Siqueira

A 9ª edição da Flibo abre chamada para Oficineiros