Marcha literária com crianças e adolescentes abrirá a 7ª Flibo


Feira ocorre na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, desta quinta-feira (18) até o sábado (20), e apresentará diversas obras paraibanas e autores de todo o Brasil

A 7ª Feira Literária de Boqueirão (Flibo) será aberta tradicionalmente com a marcha literária, que percorrerá as principais ruas do centro da cidade. Este ano, o ato de início da Feira será na quarta-feira (17), às 9h, saindo da Praça do Bairro Novo até a Praça da Abes, no centro da cidade. A marcha é realizada pelos alunos, crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, que formam um batalhão de cerca de 500 pessoas saudando a Feira em passeata. 

O evento será desta quinta-feira (18) ao sábado (20), na Praça da Abes e outros locais da cidade. Este ano, a Feira homenageia a poeta Anayde Beiriz, com o tema “Resistência e sensibilidade: vozes da literatura feminina”. A equipe realizadora do evento, da Associação Boqueirãoense de Escritoras (Abes), preparou um encontro com autores, oficinas, minicursos, bate-papos, recitais, contações de histórias, entre outras atividades gratuitas serão acessíveis a todos os públicos. 


A coordenadora da Flibo, Mirtes Waleska Sulpino, explicou que o evento terá dois lançamentos destaques este ano. Na abertura, na quinta-feira (18), a partir das 19h, será lançada a História em Quadrinhos (HQ) de Anayde, pela autora Sabrina Bezerra e editora Patmos. Depois haverá o lançamento da revista de cultura Piriah, do Governo do Estado. As palestras continuam todas as noites. 

Na sexta-feira (19), a escritora pernambucana Luzilá Rodrigues falará sobre os “Romances femininos no Nordeste no século XX”, acompanhada do curador da Feira Literária de Porto de Galinhas (Fliporto), Eduardo Côrtes. A apresentação será da Cia Café com Pão com o espetáculo “Caminho de Fulô”. Na mesma noite, o jornalista Rodrigo Apolinário fala sobre “Profissão escritor, é possível?”. 

No terceiro e último dia do evento, sábado (20), os debates começam às 17h, com bate-papo sobre “A força feminina na literatura infanto-juvenil”, com Lívia Messias (PE), Jéssica Figueiredo (PE) e Rafael Buarque Montenegro (PB). Em seguida tem “Cantigas da Natureza”, com o grupo Garagem da Leitura, da cidade de Caturité. Depois, o bate-papo com Jey Leonardo, um dos fenômenos das redes sociais, sobre “Poesia para curtir e compartilhar”. 

Às 19h30, uma mesa com nomes da literatura paraibana contemporânea discutirá “Resistência e sensibilidade: vozes da Literatura Feminina”, com Cyelle Carmem, Amanda Vital, Anna Apolinário e Letícia Palmeira. Em seguida, a Feira apresentará uma inovação, o livro “O Pequeno Príncipe em Cordel”, do autor Josué Limeira, que fará bate-papo e lançamento. A noite encerrará com o “Sarau Dama da Noite”, do Coletivo Ariel Literário, e música na praça.

A programação da 7ª Flibo durante o dia oferece oficinas, minicursos, apresentações culturais das escolas e contação de história. Haverá feira com livros e cordéis, com preços acessíveis, artesanato local e lembrancinhas do evento. Todas as atividades são gratuitas e atende a todos os públicos. 

Anayde - A homenageada era poetisa e professora e viveu na Paraíba de 1920. Anayde escandalizou a sociedade porque usava pintura, cabelos curtos, saía sozinha, fumava, não queria casar nem ter filhos, escrevia versos impactantes para a intelectualidade paraibana e ainda para jornais. Ficou mais conhecida como amante de João Dantas, que matou João Pessoa por motivos políticos em 1930, quando ele era presidente da Paraíba. 

Homenagear uma paraibana que sofreu com a discriminação e o machismo é mais uma contribuição da Flibo à memória cultural, pela obra literária que essa escritora deixou. Anayde só foi conhecida através do filme “Parahyba, Mulher Macho”, de Tizuka Yamasaki, mas foi guerreira que combatia a mentalidade conservadora da sociedade brasileira da época. Nada mais educativo do que expor um pouco das ideias dessa progressista”, explicou Mirtes.


Serviço
Evento: 7ª Feira Literária de Boqueirão
Local: Praça das Letras da Abes, centro, escolas e ruas da cidade de Boqueirão
Data: Da quinta-feira (18) ao sábado (20)

Programação: http://flibopb.blogspot.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Entre o Lajedo e a Palavra, Lau Siqueira

A 9ª edição da Flibo abre chamada para Oficineiros