Boqueirão terá 6ª Feira Literária com música, poesia e teatro

Flibo 2013

Por Valdívia Costa

O Cariri paraibano receberá a 6ª Feira Literária de Boqueirão, que será realizada desta quarta-feira (28) ao sábado (31), nesta cidade. Além da poesia, linguagem mais abordada no evento, haverá shows de Sandra Belê e Toninho Borbo, contações de histórias, palestras, oficinas, teatro de rua, violeiros e outros. O homenageado deste ano é o cordelista de Pombal, no Sertão, Leandro Gomes de Barros, o “pai do cordel brasileiro”. A abertura oficial será às 18h, na Praça da Abes, no centro turístico da cidade.

Apresentações culturais das escolas de Boqueirão, shows de variados estilos de música e espetáculos de teatro, além de muita poesia. As atrações da Feira promovem um verdadeiro momento artístico cultural na cidade. A previsão é de mais visitas de escolas dos municípios vizinhos. A parte pedagógica é tão marcante na Feria que foi criado o programinha “Minha Escola na Flibo”, uma parceria da ABES com a Secretaria de Educação de Boqueirão.

Para a coordenadora do evento, Mirtes Waleska Sulpino, o momento é de abraçar a Flibo como uma das poucas iniciativas de cultura que foram realizadas no Estado este ano. “Nesta edição contamos coma colaboração dos artistas, participantes em geral, que vêm até a cidade mostrar um pouco dos seus trabalhos, independente dos rendimentos, pela causa da literatura. Queremos convidar a todos para fazer parte da nossa Feira”, disse.

O evento é realizado pela Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes) desde 2009. O patrocínio do evento é do Fundo de Incentivo à Cultura (Fic) Augusto dos Anjos, governo do Estado, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Ministério da Cultura (MinC). Toda a programação detalhada e separada de todas as atividades está disponível no blog.

Cantoria e poesia - No primeiro dia da Flibo haverá, pela manhã, um desfile pelas ruas centrais de Boqueirão. Todas as escolas do município participam e algumas de outras cidades, conforme Mirtes. A primeira noite da Feira terá o Doutor e Mestre em Ciência da Literatura (UFRJ),Aderaldo Luciano, que divide mesa com os cantadores, Oliveira de Panelas e Beto Brito.Logo em seguida, será a vez da Cia Cordel em Canto, com o espetáculo"Brasil Caboclo". A noite será encerrada com o show da caririzeira de Zabelê, Sandra Belê.

Na quinta-feira (29), o escritor Efigênio Moura lança o seu mais novo livro, "Caderneta de Fiado" no segundo dia da Flibo. É a saga de Zéfa a partir de Pindoba, município alagoano, terra do avô de Efigênio. Boa parte da narrativase passa no Cariri da Paraíba, em Taperoá, onde o autor viveu.Neste dia, haverá o bate-papo literário “Poesia para que e para quem?”,com os escritores Bruno Gaudêncio e José Inácio Vieira de Melo. Eles mostrarão ao público da Flibo o porquê da necessidade de fazer e publicar poesia e qual o alcance dessas escrituras. 

Música e literatura – O terceiro dia da Flibo, a sexta-feira (30), começa na Praça da Abes, às 8h30, com o programa “Minha Escola na Flibo”. Haverá a apresentação das escolas municipais e às 11h, Grupo Garagem da Leitura apresentarão Emanuel e Rosinha: “Um Romance no Sertão”. Às 13h30, o programa continua com as visitas e às 16h haverá contação de história e o espetáculo “Fábulas e Canções”, da Cia Pé de Baobá, Com Cris Leandro (PB).

A primeira atração da noite, ainda na Praça, é outro bate-papo literário com os escritores paraibanos, Bráulio Tavares e Astier Basílio. Os dois falarão sobre “Leandro Gomes de Barros e a imprensa”. Eles dirão se, quando Leandro era vivo, saiu alguma coisa no jornal a respeito dele. Como os jornalistas daquela época viram o trabalho do poeta paraibano? O escritor e jornalista Linaldo Guedes lançará o novo livro "Receitas de como se tornar um bom escritor". 

A partir das 21h, é a vez do espetáculo poético musical "Andanças pelo mundo da Poesia", Sarau poético musical do Grupo Frente Trovadora. Logo em seguida, o músico paraibano Toninho Borbo apresentará um show intimista, mas com a cara da Flibo. Toninho é conhecido pelas composições poéticas e literárias. A Bibliosesc estará na Flibo nos dias 30 e 31. Penélope Martins, escritora infantil e narradora de história de São Paulo estará presente na quinta-feira (29), às 11h, na Praça da Abes.

Cantorias - Já no sábado (31), último dia, o evento começa às 9h, com o projeto da Funesc, “De Repente, Poesia”, no pátio da Feira Livre da cidade. Foi convidada a Casa do Poeta de Campina Grande (Poebrás), Iponax Vilanova, Academia do Cordel do Vale do Paraíba e declamadores. A manhã será encerrada com a “Discussão dum Fiscal com uma Fateira”, da Cia Cordel em Canto.

No mesmo dia, às 16h, haverá a apresentação dos alunos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), no “Pôr-do-sol literário”, às margens do Açude Epitácio Pessoa. Haverá o sarau "Eu Sou Neguinha”, com Ariel Coletivo, e música na praça com As Severinas. A Flibo conta ainda com as oficinas e os bate-papos literários das 9h às 11h, na sexta e sábado, na EEEFM Conselheiro José Braz do Rêgo e na EMEF Padre Inácio.

Serviço
Evento: 6ª Feira Literária de Boqueirão-PB
Data: De quarta-feira (28) ao sábado (31)
Hora: Das 8h às 23h
Locais: Praça da Abes, escolas de Ensino Médio Conselheiro José B. do Rêgo e Fundamental Padre Inácio e Feira Livre da cidade de Boqueirão
Programações
Abes | Oficinas  | Feira 

Postagens mais visitadas deste blog

Entre o Lajedo e a Palavra, Lau Siqueira

A 9ª edição da Flibo abre chamada para Oficineiros